Toda obra precisa de sustentação e estabilidade, e é uma estrutura bem feita que proporciona isso, sendo um conjunto de elementos combinados, de forma que todo o peso da obra, seus ocupantes ventos, chuvas e outras sobrecargas sejam suportadas.
Uma boa estrutura é formada por: fundação, pilares, vigas e lajes. Sendo de extrema importância, qualquer problema que seja encontrado nessas partes pode comprometer toda a obra. Por isso, é indispensável a utilização de materiais de qualidade e a perfeita execução da construção.
É a estrutura responsável por transmitir as cargas da construção ao solo. É projetada levando em consideração a carga que irá receber e o tipo de solo em que será construída.
Chamamos de pilar quando possui forma quadrada ou retangular, e de coluna quando a forma é cilíndrica. Independente da forma, eles transmitem as cargas das vigas e lajes para as fundações .
Acima dos pilares estão as vigas, em posição horizontal. Elas são responsáveis por transferir o peso da laje e de outros elementos para os pilares, estruturando a obra como um todo.
É a superfície plana horizontal que constitui um pavimento ou teto da construção. Recebe diretamente as cargas, transferindo-as para as vigas, e assim por diante.
A alvenaria pode ser convencional ou estrutural.
Alvenaria convencional é feita com concreto, necessitando de apoio para manter, separando cômodos através de pares, sua principal função é a vedação, além de fechar vãos entre vigas e pilares.
Já alvenaria estrutural é a própria estrutura da obra, dispensando armações de ferro e aço. Ela utiliza medidas padrão dos elementos construtivos, que podem ser blocos de concreto, tendo como função a vedação e a estrutura.
Precisando reformar sua residência, nós podemos te ajudar com isso, entre em contato e reforme sua casa ligando (62) 3597-4973 ou atravez do whatsapp (62) 98280-3434.
Sendo mais uma parte da construção civil, tem como prioridade proteger a área contra chuvas, sol, ventos e outros agentes que podem prejudicar o interior